As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo.
No Brasil e no Ceará, em particular, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de óbito. Vários fatores de risco estão envolvidos na gênese dessas doenças, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo, obesidade, dentre outros.Estudos têm demonstrado que a prevenção primária desses fatores, assim como o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, tanto não farmacológico como o farmacológico destas patologias, em muito contribui para a redução desses eventos cardiovasculares.
Portanto, surge a necessidade de capacitações para os profissionais da atenção básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, cujo conteúdo contemple de maneira densa, mas concisa a abordagem dos fatores de risco, desde a prevenção primária, passando pelo tratamento e controle adequado, procurando articular todo esse conhecimento adquirido com a rede de atenção à saúde dentro do SUS.

Nesse contexto, o município de Jaguaribara, através da Secretaria de Saúde, realiza o I Seminário Regional de Doenças Não-Transmissíveis em parceria com a OPAS, OMS e apoio do COSEMS.